Quem trabalhou em 2022 vai receber o PIS em 2023?

Quem trabalhou em 2022 vai receber o PIS em 2023?

Depois que o abono salarial ano-base 2020 foi adiantado, o benefício acabou sofrendo algumas mudanças em seu pagamento. A escala então ficou da seguinte forma:

Quem trabalhou no ano de 2020 recebeu o seu benefício em 2022 e quem trabalhou em 2021 receberá o seu benefício em 2023. 

Quem trabalhou esse ano de 2022 receberá o benefício em 2024 e assim por diante.

Se você trabalhou ano passado e esse ano e quer saber quando receberá seu benefício, então você deverá se atentar a seguinte fórmula de pagamento, que é:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep por no mínimo 5 anos;
  • Ter uma remuneração que vá até dois salários mínimos com a carteira assinada no ano base;
  • Ter trabalhado para pessoa jurídica  por no mínimo 30 dias sendo eles consecutivos ou não no ano base que foi considerado;
  • Ter os dados que foram informados para o empregador, corretamente no RAIS (relação anual de informações sociais/eSocial;

Você deve ter em mente que as regras acabam garantindo o direito do benefício ser inalterado. Assim, o trabalhador acaba por garantir o seu direito ao abono PIS Pasep 2023.

Quando começam os próximos pagamentos?

Ainda não é possível encontrar nenhum tipo de calendário de pagamento para o abono salarial do PIS/Pasep para o ano que vem.

Então, conforme o Codefat (Conselho deliberativo do fundo de amparo ao trabalhador) a definição do calendário acontecerá no mês de janeiro de cada ano. 

Assim, os pagamentos acontecerão para todos os trabalhadores no período de janeiro a dezembro.

Portanto, as novas datas de pagamento só serão realizadas no ano que vem. É preciso ficar atento e buscar por informações.

Quem tem direito ao abono salarial 2023?

Todo trabalhador que cumpriu com os critérios mencionados acima possui direito ao abono salarial PIS/Pasep de até R$1.212,00. O valor pode ser ainda maior em 2023. O valor vai depender de acordo com a quantidade de meses trabalhados.

Quem esqueceu de sacar em 2022 pode sacar ainda?

O depósito do dinheiro PIS Pasep foi feito de janeiro a Março deste ano. 

Mas, mais de R$ 562 milhões foram abandonados até o fim de julho porque os beneficiários acabaram se esquecendo de sacar o abono referente ao ano de 2020.

Se você foi uma das pessoas que acabaram esquecendo, saiba que você ainda tem tempo para fazer esse resgate. E se você não tem total certeza de que você pode realizar o saque, basta fazer uma consulta online ou por telefone.

A central Alô Trabalhador atende no número 158. Você também pode checar isso por via online através do portal Gov.br ou através da carteira de trabalho digital (CTPS).

Depois de você fazer login com as credenciais do governo inserindo seu CPF e senha, clique em benefícios e sinalize a parte inferior com um cifrão e vá para “abono salarial”.

Se o saldo tiver lá, você poderá sacar o seu dinheiro até o dia 29 de dezembro. Quem trabalha na iniciativa privada deve fazer o saque na Caixa Econômica Federal, podendo realizar a ação no aplicativo também.

Já os servidores públicos podem resgatar o dinheiro no banco do Brasil. A transferência pode ocorrer por TED ou por meio de outro banco através do caixa eletrônico do Banco do Brasil.

A expectativa é que o abono seja maior em 2023 por conta do reajuste que teve o piso salarial deste ano. Sendo assim, a quantia a ser paga também será maior. 

De acordo com as previsões que constam na lei de diretrizes orçamentárias, o salário mínimo subirá para 1.294,00 reais em 2023.

Por fim, pudemos ver aqui um pouco sobre o pagamento do PIS Pasep 2023, quando ele irá ocorrer e como está o calendário para as novas datas.

 Se você trabalhou e conta com esse dinheiro dentro de seu orçamento, então fique atento ao calendário.

O governo sempre emite avisos sobre isso, vale a pena você fazer o seu cadastro no site e conferir se você já está apto a receber. Esse é um direito seu, então preste atenção.

Nos conte aqui se este conteúdo te ajudou e compartilhe-o com mais pessoas que possam estar interessadas em saber mais sobre este assunto, mas que se encontram perdidas.

Quer saber mais conteúdos referentes a este assunto? Acesse nosso blog e veja outras notícias semelhantes.

celinha1907

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *