Quem tem direito a receber o abono salarial em 2023?

Quem tem direito a receber o abono salarial em 2023?

Muitas pessoas querem saber e ficam na dúvida sobre o abono salarial 2023. Este é um assunto que sempre tem quem fique confuso sobre se vai receber ou não.

O abono, para quem não conhece muito bem, é um programa de integração social junto com o programa de formação de patrimônio do servidor público no qual ajuda milhares de trabalhadores.

Todos tem direito, porém, nem todo mundo sabe disso e acabam não resgatando esse valor. Quer saber se você pode pegar o abono? Então continue lendo este conteúdo.

Como faço para saber se eu tenho direito ao abono salarial 2023?

Muitos trabalhadores ainda não retiraram seu saldo do ano-base de 2020. A Caixa Econômica fez um balanço no qual divulgou que cerca de 10,6 milhões de pessoas não fizeram o saque.

Mas, ainda há quem esteja procurando pelo calendário de pagamento do abono referente ao ano de 2021. Porém, este não pode ser consultado, pois o benefício só será pago no próximo ano.

Neste conteúdo, informaremos como você poderá realizar a retirada de recursos referente ao ano de 2020. Os valores que não foram resgatados até dezembro acabaram retornando à União.

Quem pode receber o PIS/Pasep 2023?

Os trabalhadores que cumprirem os seguintes requisitos poderão fazer a solicitação de seus benefícios, que são:

  • Ter recebido de um empregador um salário médio de até 2 salários-mínimos no período que foi trabalhado no ano-base;
  • Ter tido carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Constar na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) referente ao ano-base;
  • Ter cadastro por no mínimo 5 anos no PIS/Pasep;

De quanto é o valor do abono salarial 2023?

O valor do abono é relativo ao tempo em que a pessoa trabalhou no ano-base. O cálculo é equivalente ao número de meses em que o trabalhador prestou serviço, multiplicando por 1/12 do valor do salário mínimo em vigência.

O serviço que estiver contabilizado de forma igual ou superior a 15 dias em um mês, já pode ser contabilizado como mês integral.

Como fazer para sacar o PIS/Pasep 2023?

Para que você possa sacar o seu PIS/Pasep é preciso que tenha em mãos o cartão social e uma senha cadastrada. Isso permite que nos terminais de autoatendimento da Caixa, você possa sacar seu dinheiro.

Em caso de você não ter o cartão social, você também pode realizar esta tarefa por meio do crédito direto em conta individual com movimentação e saldo. Por exemplo:

  • Conta-corrente;
  • Poupança;
  • Conta Caixa Fácil;
  • Conta digital;

Por conta da pandemia, houve uma mudança em relação ao pagamento dos abonos que acabaram sendo adiantados por conta das medidas econômicas para que a pandemia não afetasse muito mais do que já tinha afetado na vida dos brasileiros e sua subsistência.

O que fazer caso não conste no RAIS 2023?

Uma das exigências para que você possa receber o abono salarial é estar inscrito no RAIS. Caso o trabalhador tenha laborado por pelo menos 30 dias e teve a carteira assinada, mas não conste no RAIS, o indivíduo deverá procurar a empresa para que façam a correção no documento.

Fazer isso não causa nenhum tipo de prejuízo no recebimento dos valores, mas é fundamental para que possa recebê-lo. O abono é algo que é pago anualmente pelo governo ao trabalho anteriormente prestado por um trabalhador.

Portanto, em caso de dúvidas em relação a este assunto, o ideal é você ir diretamente em uma instituição da Caixa para que possa se informar melhor sobre como funciona, como está a sua situação e se você está apto a receber.

O abono pode ser sacado de forma imediata ou por meio da sua conta digital ao fazer pagamento de boletos, pix e outros recursos.

O saque é feito com o indivíduo portador de seu documento oficial com foto nos guichês de atendimento, ou então usando o cartão do banco no caixa eletrônico.

O PIS pode ser retirado tanto nas agências da Caixa econômica e casas lotéricas e o Pasep só pode ser retirado no Banco do Brasil ou nos Correios.

É preciso ter atenção para o pagamento do ano de 2023 porque ele terá a base do salário mínimo deste ano. Logo, considerando as mudanças anteriores de 2021 para 2022, o valor em 2023 poderá chegar a R$ 1.324.

Por fim, vimos aqui um pouco sobre o abono salarial, quem tem direito a recebê-lo, o que precisa e como faz para garantir o seu saque. É importante ficar atento a essas questões, pois todo ano esse valor é liberado.

Saber se você se enquadra para receber o benefício poderá ser de grande ajuda para você naquele mês. Agora que você já sabe as principais informações e como realizar esse saque, certifique-se de sua aptidão e fique atento ao calendário.

Gostou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Então comente aqui na barra de comentários e compartilhe este artigo com mais pessoas que possam ter essa mesma dúvida sobre o saque do abono salarial 2023.

celinha1907

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *