Como faço para recuperar senha da carteira de trabalho digital?

Caso você tenha perdido e deseja recuperar a senha da sua carteira de trabalho digital, então não há com o seu se preocupar. Através desse artigo você encontrará um passo a passo bem simples que o ajudará a recuperar sua senha.

Portanto, se você perdeu sua senha e agora não sabe o que fazer para recuperar, então tudo o que você precisa é continuar lendo esse conteúdo para descobrir como prosseguir!

Como recuperar a senha da carteira de trabalho digital?

Como recuperar a senha da carteira de trabalho digital

A carteira de trabalho digital tem como principal objetivo diminuir todas as burocracias e custos relacionados. Hoje em dia, já é possível substituir sua carteira física pelo documento digital, para que assim você possa acessar todos os seus dados mais rápido.

Não há dúvidas de que a carteira digital garante uma série de benefícios tanto para o empregado quanto para o contratador. Afinal, com ela é possível obter maior agilidade para acessar informações, diminuindo assim o tempo de atendimento.

Logo após muitas pessoas aderirem a carteira de trabalho digital, muitas dúvidas surgem a respeito de seu uso. Afinal, esse é um sistema que, pode-se dizer, ainda é novo e está em processo de transição para grande parte da população.

Então é comum que muitos possuam certas dúvidas a respeito de suas funções e com relação aos dados de login. Ao acessar o app da carteira de trabalho, é preciso inserir os mesmos dados de cadastro na conta do Governo Federal.

Ou seja, o seu CPF e uma senha, a mesma usada no site do Governo. Essa é a mesma senha que usamos para acessar vários outros programas, como por exemplo:

  • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
  • Entre outros.

Passo a passo para recuperar senha da carteira de trabalho digital

Uma coisa comum que pode acontecer com qualquer pessoa em algum momento é esquecer de uma senha. Seja de cartão de crédito, de alguma conta ou qualquer outra senha, muitas pessoas já passaram por uma situação como essa.

Sendo assim, muitos que estão usando a carteira de trabalho digital e ainda estão em fase de adaptação, não sabem como recuperar a senha. Se esse for o seu caso, saiba que não precisa se preocupar.

Pois, se você esquecer ou perder a sua senha de acesso, há como recuperá-la e esse processo é mais fácil do que a maioria imagina. Tudo o que você precisa fazer é acessar o site de Portal De Serviços do Governo, por meio do link https://www.gov.br/.

Logo quando abrir o link, você verá uma página com vários números de dados para você preencher, basta seguir esses passos:

  • No campo do nome, preencha com o seu nome completo;
  • Logo abaixo, digite o número do seu CPF;
  • Em seguida, coloque um e-mail que você ainda tenha acesso;
  • Você também poderá colocar algum número de telefone, porém, não é obrigatório;
  • Feito isso, você encontrará com duas opções: não consigo criar login e senha, não consigo recuperar minha senha;
  • Basta clicar sobre a opção “não consigo recuperar minha senha”;
  • Você terá que descrever a sua situação em uma caixa de mensagens e evitar a sua solicitação;
  • Dentro de algum tempo você obterá um retorno através do e-mail que você forneceu, com a sua nova senha de acesso fornecida pelo governo.

Viu só como é bem simples e rápido recuperar a sua senha de acesso da carteira de trabalho digital? Então, é só acessar o app, fazer login com o seu CPF e a nova senha, não esqueça de deixá-la salva em algum lugar para não esquecer novamente.

Como validar os dados da carteira de trabalho digital?

Para que você possa validar a sua carteira de trabalho digital, em primeiro lugar, é preciso que você acesse o site de serviços. Logo ao entrar, você verá uma página de cadastro onde rdta bem especificado o que é necessário para você a sua inscrição.

Sendo assim, você deverá clicar na opção “quero me cadastrar”, qual você cera logo ao lado outra opção, que é “já tenho cadastro”. Selecione essa opção apenas se você já possuir um cadastro no site acesso.gov.br, Sine Fácil ou no Meu INSS.

Se esse for o caso, basta você digitar o seu CPF e a sua senha para prosseguir. Mas, se ainda não possuir um cadastro, então você preencherá um formulário com todos os seus dados e informações necessários.

Por fim, basta clicar em “não sou um robô” r aceitar os termos de uso e condições do site. Ao clicar em continuar, você será redirecionado para uma página contendo algumas de suas informações pessoas e com a sua carteira de trabalho digital.

Feito isso, o seu acesso já passa a ser válido e você pode conferir todas as suas informações empregatícias. Além dessa forma, você também poderá validar a sua carteira de trabalho por meio dos aplicativos CTPS Digital.

Ao acessar o app na página de entrada, você deverá inserir o seus dados, do mesmo modo mencionado acima. Para criar um cadastro, é preciso selecionar a opção “criar conta” e seguir todos os passos mencionados.

Para finalizar, basta digitar o seu CPF e senha, assim você entrará em sua conta e poderá acessar todos os seus dados.

Como saber o número da carteira de trabalho digital?

Cada carteira de trabalho digital tem um número que serve para identificá-la. Para saber esse número é, na realidade, muito fácil e prático, pois o número da sua carteira de trabalho digital é o mesmo número do seu CPF.

Sendo assim, no momento de alguma contratação de trabalho, basta informar o número do seu CPF. Por outro lado, para o empregador, as informações no eSocial servem para substituir as anotações que antes era feita no documento físico.

Conclusão

Conclusão

Como você pôde ver ao longo desse conteúdo, para recuperar senha da carteira de trabalho digital é uma tarefa bem simples. Seguindo corretamente todos os passos citados, você conseguirá obter um nova senha sem muitas dificuldades.

Por fim, não esqueça de deixar o seu comentário caso tenha gostado desse conteúdo ou ainda possua alguma dúvida em relação ao assunto!

Confira também nosso conteúdo sobre: Esqueci meu CNPJ como faço para saber o número dele pelo CPF“.

celinha1907

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.