Onde fica a lixeira do celular e como esvaziar ela? [TUTORIAL]

Onde fica a lixeira do celular e como esvaziar ela? [TUTORIAL]

Se você quer saber onde fica a lixeira do celular, então veio ao lugar certo! Caso você tenha apagado alguma foto por engano ou deseja esvaziar a lixeira para liberar mais espaço, saiba que não há com o que se preocupar.

Apesar de ficar um pouco mais escondida, dependendo do smartphone, é bem simples de encontrar a lixeira. Sendo assim, caso tenha ficado interessado para saber um pouco mais, continue a leitura do conteúdo!

Onde fica a lixeira do celular?

Onde fica a lixeira do celular

Que atire a primeira pedra quem nunca passou por um pequeno desespero, ao apagar uma foto sem querer, não é mesmo? Essa situação é muito comum, mas pode gerar uma certa preocupação em quem não sabe como recuperar o arquivo.

Afinal, uma vez apagado alguma foto ou qualquer outra coisa do celular, não é definitivo. Isso significa que há como recuperar o arquivo, e um dos meios mais simples é através da própria lixeira do dispositivo.

Além disso, saber onde fica a lixeira de seu aparelho também é essencial para esvazia-la, para ganhar assim mais espaço. Confira logo abaixo como encontrar a lixeira do seu celular para recuperar algum arquivo ou apenas esvaziar!

Onde fica a lixeira do celular Android?

Os smartphones cujo sistema operacional é Android, como Samsung, por exemplo, tem uma lixeira que fica “escondida”. Essa função está nos apps de gerenciamento de arquivos e na galeria de fotos nativos do próprio sistema.

A lixeira é muito útil quando, por acidente, excluímos algum item, e desejamos restaurá-lo de novo. Também é útil para quem deseja excluir de forma permanente algum item, para obter mais espaço no celular.

Para saber onde fica a lixeira, basta seguir os passos:

  • Acesse o app “Galeria”, e pressione o ícone de três pontos, localizado no canto superior esquerdo da tela;
  • Então, toque em “Lixeira”, para ser redirecionado até o local onde fica armazenado todos os itens que você exclui
  • Sendo assim, basta selecionar o item que deseja recuperar ou manter pressionado o arquivo para ativar a seleção, marcar mais de um item e selecionar a opção “Restaurar”;
  • Por outro lado, caso deseje excluir de forma permanente os itens, é só selecionar a opção “Excluir”, no canto inferior da tela;
  • Caso queira desativar a lixeira, você deverá entrar no menu do app, tocar sobre os três pontinhos e acessar as “Configurações”. Então, é só desmarcar a opção “Lixeira”, para confirmar a sua escolha, clique em “Desativar”.

Além disso, é válido lembrar que, logo ao excluir alguma mídia do seu celular, você tem até 30 dias para recuperá-la. O item ficará na lixeira por esse período, quando passar do tempo, ele será excluído automaticamente e permanentemente do seu celular.

Também é importante notar que se a lixeira do seu celular não estiver ativa, então os arquivos são excluídos de forma automática. Para recuperar, você pode tentar procurar no Google Fotos, caso você tenha uma conta no app que esteja sincronizada com o seu celular.

Onde fica a lixeira do celular no iPhone?

O iPhone também conta com uma lixeira onde fica armazenado os itens apagados do celular. Para acessá-la, faça o seguinte:

  • Abra o app “Fotos”;
  • Desça a tela para baixo, até encontrar uma pasta com o nome “Apagados”, geralmente fica na seção de “Mais Itens”;
  • Então, basta acessar essa pasta, onde fica armazenado todas as mídias que você excluiu, incluindo fotos, vídeos e capturas de tela;
  • Em cada um dos itens, há um tempo marcando quanto tempo resta até que se apague permanentemente do seu iPhone, contando 30 dias a partir do momento que você exclui;
  • Portanto, para recuperar algum item, suba até o topo da tela e toque em “Selecionar”, então é só selecionar quais arquivos deseja restaurar ou excluir;
  • Outra opção é descer a tela até o final e clicar em “Recuperar tudo de uma vez,”, para restaurar todos os arquivos da lixeira. Ou então, você pode selecionar “Apagar tudo”, para excluir todas as mídias de uma vez;
  • Ao excluir tudo, você obtém mais espaço em seu celular, pois mesmo as fotos que estão na lixeira ainda ocupam espaço.

Como recuperar fotos no iPhone?

Caso você tenha se arrependido de ter apagado algum item ou não teve tempo de recuperar, saiba que há uma outra forma para restaurar as suas mídias. No entanto, para poder recuperar fotos no iCloud, é preciso que essa ferramenta esteja habilitada:

  • Para isso, acesse “Ajustes” e selecione o seu nome do ID Apple, localizado no topo da tela;
  • Em seguida, entre em “iCloud” e depois em “Fotos”;
  • Para finalizar, ative “Fotos do iCloud” e selecione uma entre duas opções que aparecerão;
  • A primeira opção irá diminuir a resolução das suas imagens originais, ao passo que a cópia do iCloud será salva com alta resolução. Essa é uma boa alternativa para quem não tenha muito espaço;
  • Já a segunda opção, salvará a cópia com alta resolução, mantendo a original também com a resolução alta. Essa alternativa já ocupa mais espaço.

Desse modo, uma vez ativado o iCloud, o backup será feito de forma contínua e automática. Além disso, você também poderá acessá-lo a partir de qualquer outro dispositivo, mesmo com o sistema Android, basta fazer login com o seu ID da Apple.

Aplicativos para restaurar fotos

Aplicativos para restaurar fotos

Também há alguns apps de terceiros que prometem a função de restaurar as fotos excluídas de seu aparelho, usando métodos que não são comprovados. Por isso, caso opte por usar algum desses apps, é necessário tomar cuidados.

Isso porque, não há quaisquer garantias que eles funcionem de verdade, além de colocar o seu celular e dados pessoais em risco. Portanto, os melhores meios para recuperar as suas fotos são os citados antes.

Conclusão

Em suma, agora você já sabe onde fica a lixeira do seu celular, basta seguir os passos citados nesse conteúdo para poder recuperar alguma mídia ou então excluir. Lembrando que você tem um prazo de 30 dias, contando a partir do momento que você excluiu a foto da galeria.

Não esqueça de deixar o seu comentário, caso ainda tenha alguma dúvida sobre o conteúdo ou queira acrescentar a sua opinião!

celinha1907

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *