Como faço para descobrir uma compra feita no cartão de crédito

Como faço para descobrir uma compra feita no cartão de crédito

Descobrir compra no cartão de crédito é importante para evitar cair em fraudes ou golpes. A maioria das pessoas, porém, não sabem como fazer para saber quais foram as compras feitas em seu cartão e como evitar que ocorra novamente.

Afinal, não basta apenas saber o que comprou, mas também como proteger os seus dados. Portanto, caso você tenha ficado interessado no assunto e queira saber como prosseguir, continue lendo esse conteúdo!

Como descobrir compra no cartão de crédito?

Como descobrir compra no cartão de crédito

Não é incomum que, ao receber a fatura do nosso cartão no final do mês, se deparar com uma surpresa nem tanto agradável. O valor da fatura às vezes pode ser um motivo de susto, principalmente quando o valor é mais alto que o esperado.

Então, ao conferir todas as compras, você percebe que tem coisas que você não comprou. Caso isso tenha acontecido, então saiba que você foi mais uma vítima de fraude com cartão de crédito.

De acordo com uma pesquisa, furto de cartões de crédito e cobranças indevidas lideram crimes financeiros digitais no Brasil, com 26% dos registros nos últimos anos. Isso ocorre quando alguém usa os dados de seu cartão para comprar em seu nome.

Ou seja, é um crime que cresce cada vez mais aqui no país, por isso é sempre importante estar atento para não tornar-se mais uma vítima.

Como descobrir quem usou seu cartão de crédito pela internet?

Em primeiro lugar, é preciso manter a calma e entrar em contato com a operadora do seu cartão de crédito. É responsabilidade apenas do banco em reparar o prejuízo, pois você não deve pagar por uma divida que não fez.

Ao jogar alguma movimentação suspeita em seu cartão de crédito, contate imediatamente a operadora do cartão e relatar o que está acontecendo. Logo, o banco irá fazer uma análise sobre a situação, para reparar os prejuízos.

Caso você já tenha pago a fatura do seu cartão, o valor da fraude se desconta na fatura do próximo mês. Porém, caso ainda não tenha pago, o valor será abatido, e você também pode pedir que o cancelamento do cartão.

Sendo assim, você pode solicitar o envio de outro cartão de crédito, caso isso ocorra faça sentir-se mais seguro.

Como saber quais compras foram feitas no cartão de crédito?

Como dito antes, o banco fornecedor do cartão terá que arcar com os prejuízos em caso de uso indevido do seu cartão. Caso você queira saber o que compraram em seu cartão, você pode ver através do próprio app ou ligar direto para o banco.

Conferir as compras através do app é muito mais fácil e prático. Basta instalar o aplicativo oficial do seu cartão de crédito, acessar sua conta e conferir na seção de faturas as compras feitas no cartão, é possível também ver a data da compra.

Tem como descobrir quem usou meu cartão de crédito na internet?

Diante de uma situação como essa, é normal que queiramos descobrir quem usou o cartão de crédito indevidamente. No entanto, não é possível descobrir quem usou o seu cartão, ao menos não pelos métodos convencionais.

Para isso, você terá que entrar em contato com a operadora do cartão ou ir até uma delegacia, para ver se há uma possibilidade de informarem quem foi o responsável. Mas, não vai adiantar muito, pois a operadora do cartão terá que reparar o prejuízo.

O que fazer quando alguém usar o cartão de crédito?

Segundo as leis brasileiras, você não tem obrigação, de forma alguma, de pagar por uma compra que não fez. Desse modo, quem deverá cobrir esse prejuízo e reparar os danos é o próprio banco fornecedor do seu cartão de crédito.

Portanto, se você suspeita de alguma movimentação estranha em seu cartão, a primeira coisa a fazer é ligar para a operadora dele. Informe a situação e solicite o bloqueio do seu cartão, afinal, você não quer alguém com posse dos dados de seu cartão, não é mesmo?

Caso queira, você pode solicitar um novo cartão em alguma agência bancária, pelo site ou até mesmo através do app.

A operadora do cartão não fez o estorno

Embora as operadoras de cartões de crédito já estarem acostumados a estornarem o valor, ainda é possível que isso não aconteça. Desse modo, para evitar futuros transtornos, é bom anotar o número do protocolo no momento que reportar a fraude.

Caso tenha ido pessoalmente até uma agência, então peça para que o gerente assine um termo, confirmando a fraude. Isso porque, com o número do protocolo de seu atendimento, será muito mais fácil para lidar com essa situação.

Com o protocolo em mãos, vá até um Juizado Especial Cível, onde você deverá informar toda a situação e seguir todas as orientações passadas. Dessa maneira, você poderá dar entrada com um processo judicial contra o banco.

Como evitar fraudes no cartão de crédito?

A melhor forma de evitar passar por essa situação, é tomando os cuidados essenciais. Alguns pequenos fatores já são o suficiente para evitar todo o aborrecimento e dores de cabeça.

A principal dica é não fornecer dados do seu cartão para qualquer pessoa. E, quando for fazer alguma compra online, pesquise antes a reputação da loja, para saber se é confiável e segura, como foi a experiência de outros usuários, etc.

Outra medida de segurança é baixar o app do banco em seu celular. A maioria dos bancos oferece a opção de criar um cartão de crédito online por meio do app, onde você pode fazer compras online.

Essa é uma opção mais segura, pois o número é código de segurança do cartão digital não são os mesmos do cartão físico, além de mudar constantemente. Assim é possível obter uma maior segurança em suas compras online.

Você também pode ativar a notificação de compra no app do banco, desse modo, você receberá uma notificação quando usarem o seu cartão. Caso não tenha sido você, já poderá entrar em contato com o banco imediatamente.

Conclusão

Conclusão

Imagine a frustração ao chegar a fatura e descobrir compra no cartão de crédito que não foi você quem fez. Como você pôde ver ao longo desse conteúdo, o ideal é contatar a operadora do cartão de imediato quando isso acontecer.

E para evitar transtornos com fraudes, não esqueça de tomar cuidado e proteger os dados do seu cartão. Por fim, o que você achou desse conteúdo? Você já foi vítima de uma fraude? Ainda tem alguma dúvida? Deixe então um comentário!

celinha1907

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *